Materiais Importantes

Abaixo encontra-se a recolha de documentos e outros materiais que eu fiz no inicio da unidade curricular Seminário 5 - Conceção de um projeto de intervenção, assim como uma pequena reflexão acerca desta atividade.

Fazer a recolha destes documentos não foi particularmente fácil, apesar de eu já ter trabalhado neles anteriormente. Tenho como objetivo continuar a fazer a minha pesquisa, para conseguir ter o máximo de informação caso venha a precisar para o desenvolvimento do relatório final. Até agora, reuni alguns textos de Capucha, Estrela (1994), Marietto, etc.

Relativamente ao trabalho de grupo, nestes documentos podemos encontrar o conceito de projeto e as suas pluralidades, por exemplo, abordagens mais teóricas, outras mais empíricas, e outras até mais operatórias. Isto ajuda-nos a manter a mente aberta ao facto de que o termo projeto só ganha sentido no contexto de que é parte e na dinâmica que ele próprio desencadeia. Pode encontrar-se ainda o esclarecimento entre as definições de "Projeto Pedagógico", "Pedagogia de Projeto" e "Projeto Educativo". Depois, em relação à elaboração, monitorização e avaliação de projetos educativos, trabalhei em SEM2, um guião de apoio, elaborado por Capucha, que nos dá algumas noções sobre planeamento, as etapas desse mesmo planeamento e a avaliação do projeto. Visto que faz parte do nosso trabalho recolher informações acerca da instituição que vamos visitar, achei pertinente recuperar alguma informação acerca dos tipos de observação que podemos fazer, visto que se trata de uma forma de recolher dados. Assim, de SEM4, tenho alguns resumos feitos por mim acerca do que é a observação participante e a observação não participante. Também é importante perceber os tipos de observador que podemos ser, observador como participante ou observador completo, e as competências e habilidades que se espera que um observador tenha.  

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